| Resumo Histórico Igreja do Evangelho QuadrangularA Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular foi fundada pela evangelista Aimee Semple McPherson.Aimee Elizabeth Kennedy nasceu em Ingersoll, Ontário, Canadá, em 9 de outubro de 1890.Converteu-se aos dezessete anos e foi casada com o evangelista Robert Semple Macpherson, com o qual seguiu como missionária para a China.Seu marido foi acometido de malária e pouco tempo depois Aimee foi obrigada a voltar aos Estados Unidos, viúva e com a filha recém-nascida em seus braços.Em 1917, iniciou sua maratona pelos Estados Unidos com várias campanhas em diversas cidades do paÃs. Em 1922, durante um culto na cidade de Oakland, ela recebe a visão do evangelho quadrangular, termo que daria nome à igreja por ela fundada em janeiro de 1923, com a inauguração do Angelus Temple, em Los Angeles, Califórnia.Aimee faleceu em setembro de 1944. Seu filho Rolf McPherson assumiu a presidência da igreja, e depois exercida pelo Reverendo Paul Risser.Durante seu ministério Aimee não apenas fundou a Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular e o Angelus Temple, ela também foi responsável:1-Pela criação do Life Bible College e da Torre de Oração, na qual diversas pessoas se revezavam em turnos de duas horas para que houvesse um clamor a Deus 24 horas por dia.2-Pela inauguração da terceira estação de rádio de Los Angeles, a KFSG (Call FourSquare Gospel).3-Pela fundação da Cruzada Internacional do Evangelho Quadrangular.4-Pela organização do departamento de Assistência Social do Angelus Temple, o qual alimentou e vestiu cerca de meio milhão de pessoas durante a Depressão e a Segunda Grande Guerra.5-Pela publicação de diversas revistas e periódicos, além da elaboração de diversos livros, peças, óperas sacras, músicas (incluindo o Hino Oficial da Igreja do Evangelho Quadrangular) e sermões.A sede mundial da Igreja do Evangelho Quadrangular se encontra em Los Angeles, Califórnia (EUA), mas ela funciona de forma autônoma em cada paÃs.A Igreja do Evangelho Quadrangular, baseada na BÃblia, tem um enfoque profundamente Cristo-cêntrico e é uma das igrejas pentecostais pioneiras do avivamento carismático do inÃcio do século XX.Mantendo firme sua dedicação pela evangelização do mundo, nasceu da vontade do EspÃrito Santo e não de uma divisão ou cisma de igrejas e se conserva unida para a glória de Deus.Concebido no coração do Pai, o evangelho quadrangular é uma mensagem gloriosa, sólida como a rocha, o mesmo Jesus Cristo sobre o qual está fundamentado.Seus quatro temas predominantes se estabelecem na mesma BÃblia:
Jesus Cristo o Salvador Enviado por Deus para salvar mundo. (Romanos 3:23) Jesus Cristo o Batizador Dando poder e unção do EspÃrito Santo. (Atos 1:5 e 8 Jesus Cristo o Médico Tocando enfermos com o poder curador. (Mateus 8:17) Jesus Cristo o Rei que voltará como Rei dos reis. (I Tessalonicenses 4:16 a 18) As Escrituras SagradasAcreditamos que a BÃblia é a Palavra inspirada por Deus: verdadeiro, imutável, constante e eternamente Deus (2 Timóteo 3:16,17).
Um Deus eterno Acreditamos que Deus é trino: Pai, Filho e EspÃrito Santo; os três são coexistentes, coeternos e iguais na perfeição divina (1 João 5:7).
A queda do Homem Acreditamos que o Homem, criado à imagem e semelhança de Deus, caiu no pecado e na iniqüidade por desobediência voluntária. Isso fez cair sobre toda a humanidade a herança da natureza desse pecado e suas conseqüências, acompanhada da perda do nosso significado e do propósito de nossas vidas pretendido inicialmente por Deus (Gêneses 1:27; Romanos 5:12).
O plano da salvação Acreditamos que, mesmo sendo pecadores, Jesus Cristo morreu e se sacrificou por nós, tomou o nosso lugar, e com o Seu sangue comprou o perdão para todos aqueles que n'Ele crêem (João 3:16; Tito 2:14).
A Salvação pela graça Acreditamos que a salvação é completa e concedida apenas pela graça, pois receber o amor e o favor de Deus não depende de retidão ou mérito humano algum (Efésios 2:8).
Arrependimento e aceitação Acreditamos que arrepender-se verdadeiramente e aceitar a Jesus de forma sincera, torna-nos justificados diante de Deus por meio do sacrifÃcio de Cristo (Romanos 10:6-10; 1 João 1:9).
O novo nascimento Acreditamos que a mudança de vida após a conversão é real e notória; que o fato de ter recebido a Cristo e ao Seu EspÃrito trará retidão, novos anseios, novos interesses, e também novas perseguições na vida (2 CorÃntios 5:17; Gálatas 2:20).
Vida cristã Acreditamos ser da vontade de Deus que aqueles nasceram de novo cresçam em santificação, compartilhem da Sua santidade e diariamente estejam mais fortes na fé, no poder, na oração, no amor e no serviço (2 CorÃntios 7:1).
O Batismo nas águas e a Ceia do Senhor Acreditamos que o batismo em nome do Pai, do Filho e do EspÃrito Santo é resposta essencial ao mandamento de Jesus, respeitando a Sua autoridade como Cristo e como Rei (Romanos 6:4). Acreditamos também na observância da Ceia do Senhor, pela qual recebemos o pão e o fruto da videira com alegria e fé, a fim de compartilhar constantemente da vida e do triunfo de Cristo sobre a cruz (1 CorÃntios 11:24-26).
O batismo com o EspÃrito Santo Acreditamos que o batismo com o EspÃrito Santo dá autoridade aos cristãos para exaltarem a Jesus, para viverem uma vida de santidade e para serem testemunhas da salvação pela graça de Deus; Cremos que ainda hoje a atuação do EspÃrito Santo ocorre da mesma maneira que ocorria sobre os cristãos da igreja primitiva (Atos 1:5,8; 2:4).
Uma vida cheia do EspÃrito Acreditamos que é da vontade de Deus que os cristãos andem em EspÃrito constantemente, servindo ao Senhor e vivendo uma vida de paciência, de amor, de verdade, de sinceridade e de oração (Efésios 4:30-32; Gálatas 5:16,25).
Dons e frutos do EspÃrito Acreditamos que o EspÃrito Santo distribui dons de ministérios sobre os cristãos,e que estes dons enriquecem o corpo de Cristo com edificação e evangelismo (1 CorÃntios 12:1-11); mas para se ter uma vida cheia do EspÃrito, o cristão deve praticar os "frutos do EspÃrito": amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gálatas 5:22-25).
Moderação Acreditamos que a moderação dos cristãos deve ser óbvia a outros e que o nosso relacionamento com Jesus nunca deve conduzir pessoas a fanatismos extremos; suas vidas devem ter como modelo a vida de Cristo em retidão, em equilÃbrio, em humildade, e em sacrifÃcio próprio (Colossenses 3:12,13;Filipenses 4:5).
Cura divina Acreditamos que a cura divina é a manifestação do poder de Jesus em curar doentes como uma resposta de oração e de fé; Ele, como um Deus imutável, ainda hoje tem o poder de curar o corpo, a alma e o espÃrito em resposta da fé do cristão (Marcos 16:17,18; Tiago 5:14-16).
A segunda vinda de Cristo Acreditamos que a segunda vinda de Cristo é real, pessoal e iminente; a certeza da Sua vinda e o fato de que ninguém sabe o dia ou a hora do Seu retorno são os fatores que justificam nossos esforços de evangelização em massa; que o Senhor, em pessoa, descerá do céu, os mortos em Cristo se levantarão e os remidos serão elevados para encontrar o Senhor nas nuvens (Mateus 24:36,42,44; 1 Tessalonicenses 4:16,17).
Comunhão na igreja Acreditamos que é nosso dever sagrado tornar-se parte de uma congregação de cristãos, com os quais podemos adorar a Deus em unidade e comunhão,observar as ordenanças de Cristo, exortar e apoiar uns aos outros, colaborar com a salvação de outros e trabalhar juntos para promover o avanço do reino de Deus (Atos 16:5; Hebreus 10:24).
A autoridade civil Acreditamos que a autoridade civil é composta por homens nomeado pela vontade permissiva de Deus e que os direitos civis devem ser respeitados em todas as suas formas, exceto naquilo que, eventualmente, passar a contrariar os preceitos de Deus descritos na BÃblia Sagrada (Atos 4:18-20; Romanos 13:1-5).
O dia do JuÃzo Acreditamos que um dia todos os homens que existiram, existem ou venham a existir estarão diante do trono de Cristo para o juÃzo final: aos remidos será dada a vida eterna e aos não-arrependidos a punição eterna (Apocalipse 20:11,12; 2 CorÃntios 5:10).
Céu Acreditamos que o Céu é a gloriosa habitação do Deus vivo e o lar eterno dos cristãos renascidos (João 14:2; Apocalipse 7:15-17).
Inferno Acreditamos que o inferno é um lugar de trevas, da mais profunda amargura, do fogo que não se apaga, lugar que não foi originalmente preparado para o homem, mas para satanás e seus anjos; contudo, deverá ser transformado no lugar que separará o eterno Deus de todo aquele que rejeita a Cristo como Salvador (Mateus 13:41,42; Apocalipse 10:10,15).
Evangelismo Acreditamos que "ganhar almas" é o grande alvo da igreja na Terra, e que todo obstáculo à evangelização mundial deve ser removido (Tiago 5:20; Marcos 16:15).
DÃzimos e ofertas Acreditamos que os dÃzimos e as ofertas são ordenanças de Deus para a sustentação do Seu ministério, disseminação do evangelho e liberação de bênçãos especÃficas (Malaquias 3:10; 1 CorÃntios 16:1,2).
VALORES Valores centrais da vida cristã, da missão e da visão Quadrangular.
Adoração Cristocêntrica
• Prioridade à adoração espontânea com alegria, honrando o Pai,o Filho e o EspÃrito Santo em exaltação da vida e do amor de nosso Senhor Jesus Cristo (Romanos 11:36; 12:1-2). • Crença em Jesus como o Filho de Deus nascido de uma virgem,em Sua vida sem pecado e na Sua morte e ressurreição literais, por meio das quais se dá a salvação (Atos 4:12). • Pregação baseada na graça e no ensino ministerial de Cristo, que deve estar enraizada na autoridade da Palavra eterna de Deus, que é a BÃblia Sagrada (2 Timóteo 3:16).
Saúde da igreja e equilÃbrio bÃblico • Prioridade para um estilo de vida de alegria e esperança, tanto no lado pessoal como no da igreja, assim como Jesus Cristo e Seu reino são descritos nas passagens de João 10:10 e Romanos 14:17 e 15:13. • EstÃmulo da criatividade pessoal e de ministérios que disseminam o evangelho para que percebam necessidades humanas e multipliquem ministérios de novos convertidos (Filipenses 1:9-11). • Respeito da expressão das emoções com ordem e decência na adoração, obediência à BÃblia Sagrada no estilo de vida, uso e prática de liberdade, sabedoria e caridade em todas as coisas(1 CorÃntios 13:13; 14:40). • Apoio a todos aqueles que amam a Cristo, seguindo à risca o senso de missão e valores, afirmando a igreja inteira, mesmo além de nossas fronteiras (Filipenses 2:1-10).
Discipulado cheio do EspÃrito • Prioridade ao plano apostólico de discipulado, como descrito em Atos 8:14-17; 19:1-6, convocando cristãos a serem cheios do EspÃrito Santo e praticarem Seus frutos. • Reconhecimento de ministérios distintos e como dons do EspÃrito Santo, sendo instruÃdos a como ministrar sob Seu poder para a glória de Deus (1 CorÃntios 12-14). • Confiança na oração de fé, na intercessão e a guerra espiritual com a permissão e o discernimento do EspÃrito Santo, como em Efésios 6:10-20 e 1 Timóteo 2:1-6.
Evangelismo global
• Prioridade à s convicções apostólicas descritas em 2 CorÃntios 5:14,15, que constrangem os cristãos, por meio do amor de Cristo, a saberem que almas são eternas, estão sob risco e podem ser salvas única e exclusivamente pela graça de Deus. • Empenho pelo chamado da obra no mundo todo e pelo evangelismo interdenominacional, proclamando a todos que Jesus Cristo é o Salvador, o Batizador com o EspÃrito Santo, o Médico dos médicos e o Rei que há de vir (Atos 20:27).
Ensinamento e ministérios • Prioridade para a abertura de igrejas, chamadas embrionárias, como descrito em Atos 9:31 e em Efésios 3:14-19; os cristãos dessas igrejas crescem, consolidam-se e equipam-se em favor do ministério. • Valorização do ministério de cada membro, como em 1 CorÃntios 12:12-27; já que é da vontade de Cristo que Sua igreja seja a evidência viva de Seu amor e poder ao mundo. • Honra ao chamado do EspÃrito Santo e aos dons dados a lÃderes da igreja, sob aprovação e autoridade de Jesus Cristo, independentemente da idade, do gênero ou da afiliação étnica (Atos 2:17-18).
Consciência social • Prioridade ao Evangelho de Jesus Cristo como plano do poder de Deus para a salvação da humanidade, o que permite criar vÃnculos de piedade, justiça e de cura do ser humano (Mateus 5:13-16). • Valorização total da santidade da vida humana, da instituição familiar do casamento e da moral descritas na BÃblia, e das diversidades étnicas (IsaÃas 56:7; Filipenses 2:15-16). • Aceitação à importância atemporal do antigo povo de Israel para Deus, rejeitando o antissemitismo e a discriminação étnica em todas as suas formas (Romanos 11:11-27; Atos 17:26). |
|