Saí das águas do mar



Eu nasci do cafezal de
Terra roxa. Passei a infância
No meu povoado arenoso
Andar de bicicleta e em
Cavalo em pêlo. Tive medos
E sonhei. Viajei no espaço.
Fui à lua primeiro do que o sputnik.
Caminhei além, muito além, para
Lá do paraíso. Desci de pára-quedas,
Atravessei o arco-íris, cheguei
Nos olhos-dágua antes do sol nascer.
Nasci e montei na garupa
De muitos cavaleiros. Depois
Montei sozinho em cavalo de
Pé de milho. Fiz as mais
Estranhas viagens e corri
Na frente da chuva durante
Muitos sábados. Dava poeira
No trenzinho de Guaivira
Paco espanhol era meu parceiro
Vivíamos apavorados com os
Temporais pareciam odiar
Aqueles lugares...
Vinham ferozes contra as
Sete ou oito cabanas
Desarmadas. (...)

Candido Portinari

" O orgulho de Brodowski! "





Eu nasci do cafezal de
Terra roxa. Passei a infância
No meu povoado arenoso
Andar de bicicleta e em
Cavalo em pêlo. Tive medos
E sonhei. Viajei no espaço.
Fui à lua primeiro do que o sputnik.
Caminhei além, muito além, para
Lá do paraíso. Desci de pára-quedas,
Atravessei o arco-íris, cheguei
Nos olhos-dágua antes do sol nascer.
Nasci e montei na garupa
De muitos cavaleiros. Depois
Montei sozinho em cavalo de
Pé de milho. Fiz as mais
Estranhas viagens e corri
Na frente da chuva durante
Muitos sábados. Dava poeira
No trenzinho de Guaivira
Paco espanhol era meu parceiro
Vivíamos apavorados com os
Temporais pareciam odiar
Aqueles lugares...
Vinham ferozes contra as
Sete ou oito cabanas
Desarmadas. (...)

Candido Portinari

" O orgulho de Brodowski! "